Fisioterapia Reumatológica em Florianópolis
Fisioterapeuta em Florianópolis
Antes de abordarmos sobre a fisioterapia reumatológica, vamos a uma reflexão:
É comum os pacientes relatarem: "TENHO REUMATISMO"! Esta frase, tantas vezes ouvida quer em conversas comuns, quer no decurso de consultas fisioterapêuticas e médicas, acaba por refletir uma realidade: quem a diz, sofre geralmente de dores ou limitações em alguma parte do corpo. Na realidade, o que observamos é algum tipo de disfunção no aparelho locomotor, imunológico (o sistema de defesa do corpo), visceral entre outras, ou seja uma doença reumática. Sendo assim, a fisioterapia reumatológica tem por objetivo prevenir, avaliar e tratar o indivíduo com alguma queixa ou diagnóstico de doença reumática, a fim de promover a sua funcionalidade no dia a dia, favorecendo o seu bem estar.
Para quais condições a fisioterapia reumatológica pode ser indicada?
- Artrite reumatóide: É uma inflamação nas articulações que com o passar dos tempos se torna crônica, sistêmica (evolui para os órgãos), recidivante e debilitante. Normalmente não apresenta uma causa aparente, porém é sabido que alguns fatores como disfunção no sistema imune do corpo humano pode ser a origem desta inflamação. É mais comum em mulheres em relação aos homens, na proporção de 3:1, ou seja, para cada 3 mulheres atingidas, apenas 1 homem é atingido.
- Osteoartrite: Também chamada de osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, é a doença reumática mais comum, caracterizada por perda progressiva da cartilagem articular (desgaste da articulação). Muito comum em articulações de suporte de carga, como quadril e joelho, porém pode acometer outras articulações como a coluna cervical, coluna lombar e mãos. Situações como obesidade, traumas articulares e ósseos como fraturas, falta de atividade física entre outras, podem ser a causa da osteoartrite.
- Espondilite anquilosante: A espondilite anquilosante (EA) é uma doença reumática inflamatória crônica, progressiva, auto-imune (tem relação com os sistema de defesa do corpo), que acomete as articulações sacroilíacas (os ossos que compõem a pelve-bacia), a coluna vertebral em graus variáveis e, em menor extensão, as articulações periféricas, causando a eventual fusão (união) das articulações axiais envolvidas. O termo espondilite anquilosante deriva do grego – ankilos, significa fusão articular, e spondylos, que significa vértebra. Os homens são mais acometidos do que as mulheres na proporção de 4:1, ou seja, para 4 homens acometidos, apenas 1 mulher é acometida. A grande maioria dos pacientes desenvolve os sintomas entre 20 e 35 anos.
- Fibromialgia: A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge principalmente mulheres, sendo caracterizada principalmente por dor musculoesquelética crônica e difusa em pontos específicos do corpo, como o pescoço, ombros, cotovelos, membros inferiores e coluna vertebral. É mais comum em mulheres em relação aos homens e apresenta sintomas como: sono não reparador, cansaço extremo e aos menores esforços, ansiedade, vigilância exagerada, depressão, transtornos de atenção, estresse elevado, rigidez pelo corpo, fadiga e redução da força.
- Lúpus: Também chamado de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de causa desconhecida e de natureza autoimune (quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos). É uma doença rara acometendo mais as mulheres em relação aos homens na idade entre 15 aos 45 anos. Afeta as articulações e músculos levando a artralgias e mialgias (dores articulares e musculares), as células do sangue, os órgãos como os rins, cérebro, pulmão e coração. Na pele é comum o aparecimento de manchas avermelhadas (eritemas) principalmente no rosto, abaixo dos olhos, ponta do nariz e no tórax (próximo ao peito), além de fadiga, perda de peso, depressão e fotossensibilidade (desenvolvimento de uma sensibilidade desproporcional à luz solar, ao qual a mínima exposição à luz solar, pode levar a manchas na pele, cansaço e febre).
- Gota: A gota é caracterizada por um aumento nos níveis de ácido úrico (ou hiperuricemia), levando a deposição de cristais de urato monossódico nos mais variados tecidos, principalmente articulações (mãos, joelhos, tornozelos e pés) estruturas periarticulares, rins e tecido subcutâneo (tecidos abaixo da pele). Acomete principalmente os homens, numa proporção de 20:1, ou seja, para cada 20 homens acometidos, 1 mulher é acometida, incidindo dos 30 aos 60 anos com pico aos 40 anos. Nas mulheres ocorre preferencialmente após a menopausa. Atividades musculares intensas e fora da rotina, obesidade, diabetes mellitus, consumo excessivo de álcool e dietas muito ricas em proteínas podem ser os principais fatores desencadeantes desta doença.
- Artrite psoriática: Psoríase é uma doença auto-imune cutânea (atinge a pele), crônica e geneticamente determinada por afecções da pele, caracterizada por placas descamativas pelo corpo, predominantemente no tronco, nos cotovelos, nos joelhos e no couro cabeludo. Com a evolução da doença podem aparecer manifestações articulares como artrites (inflamações nas articulações).. Não tem predomínio por sexo e a idade mais freqüente do aparecimento dos primeiros sintomas é entre 30 e 45 anos, sendo menos comum antes dos 20 e após os 50 anos.
Quando procurar um fisioterapeuta?
Sempre que você sentir qualquer sintomatologia em uma ou mais regiões do seu corpo como dor, formigamento (choque), limitação dos movimentos, deformidades, fraquezas musculares, crepitações (estalos), rubor (vermelhidão), rigidez, fadiga muscular, dores por todo o corpo, estresse e ansiedade ou em situações de um pós operatório em virtude de uma doença reumática, consulte sempre o seu Fisioterapeuta, ele é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico e irá propor o tratamento fisioterapêutico mais adequado às suas necessidades. Deixando claro, que uma avaliação criteriosa com um médico reumatologista far-se-á necessário, pois é sabido que muitos dos diagnósticos das doenças reumáticas são muito difíceis e portanto, o papel do especialista é fundamental nessas doenças de cunho reumático.
Como funciona o
tratamento fisioterapêutico para doenças reumatológicas?
Primeiramente é necessário realizar uma avaliação com o Fisioterapeuta para que ele possa analisar o caso clínico detalhadamente, favorecendo uma melhor compreensão do mesmo. Após, em uma consulta de retorno, será explicado ao paciente o que foi encontrado na avaliação bem como a proposta de tratamento. Normalmente, um tratamento fisioterapêutico não pode ficar baseado somente na queixa principal do paciente, mas sim, abordar o indivíduo de forma holística (globalizada), utilizando de recursos como a terapia manual (técnicas osteopáticas), eletrotermofototerapia (utilização de correntes elétricas, calor, frio e luz como ferramentas de tratamento), exercícios terapêuticos entre outros.
Sobre o fisioterapeuta
Prof. Marcos Godinho
CREFITO 10 30.176-F
Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade.
Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.
Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.