Fisioterapia Pós Operatória em Florianópolis de Cirurgias Ortopédicas, Traumatológicas e Reumatológicas
Fisioterapeuta em Florianópolis
A Fisioterapia no pós operatório de cirurgias ortopédicas, traumatológicas e reumatológicas desempenha função extremamente importante, visando a recuperação do paciente no que diz respeito a sua funcionalidade, prevenção e tratamento de atrofias e deformidades que podem surgir em virtude da cirurgia, retorno às atividades da vida diária e das atividades desportivas, treino de marcha (caminhada), equilíbrio e coordenação.
Quando ela é indicada?
A Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica é indicada nas seguintes abordagens cirúrgicas:
- Cirurgia para correção de rupturas de tendão;
- Cirurgias para reconstrução de ligamentos;
- Cirurgias para reconstrução do menisco;
- Cirurgias para lesões do nervo;
- Cirurgias para a troca de uma articulação com desgaste (artrose) por uma de titânio (próteses de quadril, próteses de joelho);
- Cirurgias para recuperação de uma fratura através de materiais (implantes) metálicos internos (placas, hastes, parafusos entre outros);
- Cirurgias para recuperação e correção de fraturas e deformidades ósseas, através de materiais metálicos que são introduzidos internamente no osso (não é possível enxergar o dispositivo) ou externamente ao osso (é possível enxergar o dispositivo). Desta forma, citam-se como exemplo: FIXADORES INTERNOS: placas, parafusos, hastes intramedulares entre outros. FIXADORES EXTERNOS: Aparelhos de Ilizarov e outros fixadores externos.
Cirurgias ortopédicas
- Artroplastia de quadril: É uma cirurgia no qual a articulação do quadril é substituída por uma prótese com componentes metálicos e plásticos. Normalmente é indicada em situações de desgaste da articulação do quadril (artrose), fraturas, osteoporose (quando os ossos ficam fracos, porosos e quebradiços), infecções, doenças por redução do suprimento de sangue na articulação do quadril e doenças reumáticas. A Fisioterapia tem por objetivo reduzir a dor local, prevenir atrofias musculares, restabelecer a funcionalidade da articulação e favorecer o retorno do paciente às suas atividades da vida diária como caminhar, sentar, posturas para dormir, entre outras.
- Artroplastia de joelho: É uma cirurgia no qual a articulação do joelho é substituída por uma prótese com componentes metálicos e plásticos. Normalmente é indicada em situações de desgaste da articulação do joelho (artrose), doenças inflamatórias da articulação (artrite reumatóide), traumatismos, entre outras. O objetivo principal da Fisioterapia é reduzir a dor local, prevenir atrofias musculares, restabelecer a funcionalidade da articulação e favorecer o retorno do paciente às suas atividades da vida diária como caminhar, sentar, posturas para dormir, entre outras.
- Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA): Cirurgia realizada para reconstruir o ligamento cruzado anterior (LCA) que é um dos principais ligamentos do joelho. Sua função é limitar o deslocamento anterior da tíbia (que é um dos ossos que constituem a articulação do joelho) em relação ao fêmur (outro osso que constitui a articulação do joelho). Normalmente o LCA é lesionado em esportes como o futebol. A reconstrução é feita através da retirada de um enxerto do próprio corpo do paciente, ou seja, o local doador pode ser uma pequena parte do tendão da patela (rótula) ou dos tendões da parte posterior da coxa. A Fisioterapia desempenha função importante neste tipo de cirurgia para reduzir o edema (inchaço) articular, prevenir atrofias,, fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação e retorno gradual do paciente às suas atividades da vida diária como o retorno aos esportes por exemplo.
- Cirurgia de reconstrução meniscal: Os meniscos estão localizados entre os ossos fêmur e tíbia, que constituem a articulação do joelho. São constituídos de fibrocartilagem e apresentam como principal função a absorção e distribuição de forças no joelho como as de impacto. Normalmente são lecionados em gestos esportivos, mas não exclusivamente. A Fisioterapia desempenha função importante neste tipo de cirurgia para reduzir o edema (inchaço) articular, prevenir atrofias, fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação e retorno gradual do paciente às suas atividades da vida diária como o retorno aos esportes por exemplo.
- Cirurgias aplicadas aos traumatismos dos membros superiores, inferiores e coluna vertebral
São as cirurgias realizadas para a correção e tratamento de traumatismos como fraturas (quando o osso quebra), luxações (quando ocorre a separação dos ossos que constituem uma articulação), lesões de tendão, ligamentos, nervos, disco intervertebral, entre outras estruturas dos membros superiores, inferiores e coluna vertebral. A Fisioterapia desempenha função importante nestes tipos de cirurgias para reduzir o edema (inchaço) articular, prevenir atrofias, fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação e retorno gradual do paciente às suas atividades da vida diária como o retorno aos esportes por exemplo. - Artrodeses de coluna: cirurgia realizada com intuito de fundir (unir) duas ou mais vértebras com parafusos e hastes metálicas reduzindo a instabilidade da coluna vertebral. Porém, em virtude desta fusão, o movimento entre as vértebras fica limitado. A Fisioterapia apresenta função primordial no controle da dor pós-cirúrgica, recuperação da força muscular e encorajamento do paciente ao retorno de suas atividades da vida diária.
Cirurgias reumatológicas
- Artroplastias parciais e totais: Trata-se da substituição de uma articulação como a do quadril ou do joelho por uma articulação constituída de metal e plástico, devido a desgaste articular (artroses) ou inflamações na articulação (artrite). O objetivo principal da Fisioterapia é reduzir a dor local, prevenir atrofias musculares, restabelecer a funcionalidade da articulação e favorecer o retorno do paciente às suas atividades da vida diária como caminhar, sentar, posturas para dormir, entre outras.
- Artrose: É o desgaste de uma articulação, que pode surgir em virtude de traumatismos na articulação, sobrecarga, obesidade, entre outras causas.
- Osteoartrose de quadril e joelho: Também chamada de artrose ou osteoartrose, é o desgaste das articulações do quadril e do joelho. Situações em que a distribuição de carga (sobrepeso, obesidade) é realizada de forma inadequada, podem fazer com que estas articulações sofram com o passar dos anos, levando a sintomas de dor local, edema (inchaço) na articulação, perda de força, dificuldade para caminhar, entre outros sintomas. São também chamadas de doenças reumáticas articulares. O objetivo principal da Fisioterapia é reduzir a dor local, prevenir atrofias musculares, restabelecer a funcionalidade da articulação e favorecer o retorno do paciente às suas atividades da vida diária como caminhar, sentar, posturas para dormir, entre outras.
Doenças do disco intervertebral
- Discopatias:
Trata-se do desgaste de uma estrutura com o formato parecido a uma almofada, localizada entre as vértebras, ou seja, o disco intervertebral. Situações como má postura, obesidade, falta de exercícios físicos e desequilíbrios musculares, fazem com que este disco comece a se desidratar (perde água) reduzindo a sua função de reduzir o atrito e o impacto entre as vértebras. Com a evolução do quadro, podem culminar com as chamadas hérnias de disco vertebrais. A fisioterapia desempenha papel fundamental na redução da dor, e no restabelecimento do equilíbrio muscular, utilizando técnicas específicas como terapia manual, Pilates terapêutico e em situações em que a dor for muito forte, utiliza aparelhos destinados para o controle da crise de dor.
Quando procurar um fisioterapeuta?
Como mencionado anteriormente, a Fisioterapia no pós operatório de cirurgias ortopédicas, traumatológicas e reumatológicas, desempenha função primordial para sua recuperação. Sendo assim, consulte sempre o seu Fisioterapeuta, ele é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico e irá propor o tratamento fisioterapêutico mais adequado às suas necessidades.
Como funciona o
tratamento fisioterapêutico?
Primeiramente é necessário realizar uma avaliação com o Fisioterapeuta para que ele possa analisar o caso clínico detalhadamente, favorecendo uma melhor compreensão do mesmo. Após, em uma consulta de retorno, será explicado ao paciente o que foi encontrado na avaliação bem como a proposta de tratamento. Normalmente, um tratamento fisioterapêutico não pode ficar baseado somente na queixa principal do paciente, mas sim, abordar o indivíduo de forma holística (globalizada), utilizando de recursos como a terapia manual (técnicas osteopáticas), eletrotermofototerapia (utilização de correntes elétricas, calor, frio e luz como ferramentas de tratamento), exercícios terapêuticos entre outros.
Sobre o fisioterapeuta
Prof. Marcos Godinho
CREFITO 10 30.176-F
Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade.
Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.
Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.